Como fazer o amor durar?



De que forma podemos fazer um amor durar?

Hoje fui inspirada por um texto de Marcos Bulhões e deixo-vos o link Como fazer o amor durar porque vale a pena ser lido, e é por esse motivo que vou usar algumas das minhas palavras, com tudo o que pareço ter acumulado, para "oferecer" o que já aprendi sobre relações e não apenas as amorosas.

Se a vida e a forma como nos conduzimos nela, não for o suficiente para nos ensinar o que teremos que aprender, a bem ou a mal, então andar por aqui será em vão, uma jornada desperdiçada e um insulto aos que tanto gostariam de poder ter ficado, construindo uma história. Se as dores, as maleitas, as palavras mal usadas e os azedumes dos outros, impactarem demasiado no que dizemos ser e na forma como administramos os nossos dias, então continuamos imberbes, pequenos e analfabetos.

O amor por filho requer muita abnegação, ele tem que vir sem prazo de validade e com muita pesquisa (agora até já temos o tio google, por isso não existem desculpas). Os filhos são-nos confiados e quando algo ou alguém não é nosso, e acreditem que não o são mesmo, o cuidado redobra e a necessidade de apontar para o lado iluminado da lua, cresce. Quando e de cada vez que lhes mostramos o quanto nos respeitamos, amamos e cuidamos, estaremos tão somente a impedir que se permitam ser destratados, ou pouco amados, menos do que na verdade merecem. Amar um filho é saber quando o deixar partir, estando sempre do lado certo da sua vida, aquela que ele/ela vai recordar sempre e para onde voltará quando o resto do mundo não lhe souber dar colo. Amar um filho incondicionalmente, liberta-nos das amarras das obrigações, dos telefonemas de conveniência, das histórias que são apenas relatadas e não contadas, dos seus amores e desamores, os mesmos que terão que ter o carimbo do enorme amor que viveram com os seus e que nada ou ninguém conseguirá quebrar. Só se ensina o que se conseguiu aprender e só se passam emoções quando não as camuflamos, abrindo-nos para as fragilidades de que somos feitos. Este é o amor maior, o que não se compara a nada e que por isso deverá tabelar todos os outros.

O amor pela nossa metade inteira tem mais porras. Precisa dos melhores ingredientes e do tempo certo de cozedura, porque se o tentarmos adiar ou antecipar, o resultado nunca poderá ser o esperado. Os pés atrás, as dúvidas, as questões mal respondidas ou que nem sequer são feitas, as cobranças e as inúmeras tentativas de adivinhar, são o que seguramente nos empurrará para fora do muro. O amor por alguém que nos reconheceu e aceitou deverá ser alimentado e cuidado TODOS os dias. Saber do que sabe o outro, olhar para o ver realmente, sentindo tudo o que sente e lendo o que apenas os olhos encontram forma de dizer, tem resultados práticos reais. No amor não poderão existir limites, não para a entrega e nunca para a disponibilidade. As palavras deverão sempre ser usadas, até sem som, porque quem nos conhece e connosco inicia uma viagem que se quer longa, coloca sempre as legendas certas.

O amor por um amigo/amiga, é igualmente poderoso e por norma o mais duradouro. Todos os conselhos anteriores se aplicam, mas posso acrescentar a paciência educativa e a determinação com suavidade, porque fazer crescer e ter a habilidade de melhorar a perspectiva e as escolhas de alguém que amamos e que sabe da nossa história, acrescentando-a, confere-nos um título de permanência e permite-nos um envolvimento que é vetado aos demais.

Como fazer um amor durar? Amando em doses certas, mas  começando sempre por nos amar.

Enviar um comentário

0 Comentários