Inteligência emocional procura-se!



Quem é que nos deveria ensinar a lidar com as emoções, impelindo-nos para o crescimento emocional que inevitavelmente fará de nós adultos mais seguros e determinados? 

Tanto que percebi pela intuição e bom senso, mas tanto que poderia ter feito de ainda mais válido, se soubesse, quando os meus filhos eram de tenra idade, tudo o que aprendi e hoje vejo com enorme clareza. Os erros, as dores que se verbalizam e as incapacidades que se melhoram, se para isso nos derem oportunidade. 

O que podemos fazer para resolver, juntos, o que te surgiu agora? É a nós, pais, que cabe colocar uma criança a pensar, a tirar conclusões, mas de forma dirigida e acompanhada, isso sim é educação, mas que exige obviamente paciência e habilidade emocional. 

Quem é que se responsabiliza, mais tarde, quando supostamente já somos autónomos, por tudo o que não adquirimos, pelas consecutivas escolhas erradas, pelos medos extrapolados, ou por todo o arrojo desmedido? Feliz ou infelizmente, a infância reflete-nos e direciona-os, mesmo que disso não tenhamos consciência. A incapacidade de auto regulação que é inata nas crianças e que origina as birras, os choros desesperados e os medos, só poderá ser travada se o apoio, sobretudo materno, tiver funcionado, de contrário seremos confrontados com adultos inseguros, sem travões, ou demasiado amedrontados.

Olha para ti hoje e percebe o que te move, quem és como ser humano, o que te faltou ou recebeste na proporção certa. Entende que já nada podes fazer para mudar os teus primeiros e cruciais anos de vida, mas reajusta, cresce emocionalmente e sara as feridas que ainda manténs abertas. Quando cuidas da tua inteligência emocional, a tua intuição dispara, tal como a capacidade de tomada de decisões. Passas a usar adequadamente o NÃO e NUNCA mais toleras o desrespeito ou os abusos, quaisquer que sejam.

Que não te restem dúvidas quanto ao papel que os teus pais ou cuidadores desempenharam na tua infância, mas que não te permitas desistir do poder que hoje carregas e que fará de ti a pessoa que todas as outras irão querer ter por perto, porque a isso sim se chama inteligência emocional e ela importa mais do que qualquer habilidade que possas ter adquirido.

Enviar um comentário

0 Comentários