Tanto que já teríamos se soubéssemos de que forma querer!



"A história reza assim, dois irmãos, filhos dum pai que passava a vida bêbado, tornaram-se muito diferentes na vida adulta. Um deles tornou-se igualmente bêbado, mas o outro não tocava em álcool. Então um dia alguém perguntou a cada um - Porque razão bebes tanto? - Porque o meu pai era um bêbado. - Então e tu, porque razão não bebes álcool? - Porque o meu pai era um bêbado. "

Ora então vamos lá, somos ou não somos aquilo que escolhemos? As nossas vivências terão obviamente infuência, mas no final das contas, seremos sempre nós a determinar o caminho. Não nos escudemos por isso em desculpas vãs, usemos ao invés de bom-senso e determinação, envolvendo-nos em muito amor próprio e desculpando os que não sabiam mais, porque ser-se pai ou mãe, por si só, não bastará para que se saiba exactamente o que fazer, ou quando.

Uma árvore bem cuidada logo que plantada, crescerá direita e viçosa, mas aquela com a qual ninguém se importou, também poderá dar frutos e sombra. Reduzirmo-nos ao ambiente e à educação, será sempre demasiado redutor, porque termos vontade, força e foco, poderá levar-nos bem mais longe.

A minha análise de hoje vai ao encontro dos que se "vestem" de desculpas e de lamúrias para justificarem a falta de vontade em melhorar, mantendo o foco e a persistência na fraqueza e na escassez, mas se assim fosse, estaríamos todos marcados pelo ferro do fatalismo e do alegado destino.

Querer é poder e não existe poder maior do que o da escolha consciente. Isto vale para tudo na vida, seja ele aparentemente pequeno, ou tão grande que nos destaque de todos os outros. Querer ser melhor, fará com que nos cuidemos ao ponto de cuidarmos dos outros; Querer ver a luz da integridade em toda a escuridão que sempre nos rodeia, fará com que ela irrompa por nós dentro e ilumine os outros à nossa volta; Querer ser um exemplo fará de nós um exemplo a seguir; Querer que se saiba porque razão se quer algo, aceitando que tudo se justifica, justificará as escolhas que sempre seremos forçados a fazer; Querer amar sem condições todos os que também precisam de andar por aqui, tornará o mundo um lugar mais azul (escolhi esta cor porque é a minha favorita).

Tanto que já teríamos se soubéssemos de que forma querer!

Enviar um comentário

0 Comentários