Sabem o que me assusta mesmo?



Assustam-me as pessoas que são assustadoramente velhas, de mente fechada e incapaz de continuar a olhar para o futuro como um tempo que ainda lhes pertence. Parecem ter desistido de tudo e agarram-se ao passado, simplesmente porque enquanto nele viviam, esperavam pelo tempo que agora lhes fugiu, com mais credulidade e esperança. Assustam-me as pessoas que se agarram às convenções e dão por certo o que têm agora, considerando que nada mais lhes faz falta viver, ou que já viveram tudo, deixando-se sobreviver. Assustam-me os olhares apagados de quem já não acredita em ninguém, porque na verdade nunca acreditou em si mesmo.

Para ti que ainda vais a tempo, "mobila" bem a tua velhice, rodeando-te de ti mesmo em primeiro lugar e depois de todas as pessoas que te saberão amparar nos deslizes emocionais, porque nunca estarás sempre em alta, forte e capaz de lutar contra o mundo, mesmo que ele seja apenas um quintal, ou a porta ao lado.

Assustam-me os que ainda não perceberam poder ter nas mãos o que antes lhes teria mudado toda a trajectória, as escolhas, os olhares, os tempos que desgastaram até já nada mais lhes restar e mais importante do que tudo o resto, o presente. Assusta-me, um pouco, não os conseguir salvar!

Enviar um comentário

0 Comentários