Não abdiques de ti!



Não tens que abdicar de nada para teres tudo!

Foi depois de ver uma entrevista com a actriz Glória Pires, que me apeteceu escrever sobre escolhas, imposições e remorsos. A sociedade exige demasiado das mães, esperando delas o que nem sempre conseguem dar e formatando-as (ou tentando) num modelo obsoleto e que já deu provas de não funcionar. Temos o exemplo duma mulher que deu à luz 4 filhos, que sempre esteve presente profissionalmente, sendo das actrizes mais solicitadas e requisitadas e que aprendeu a dar conta do recado, percebendo que apenas estando bem e realizada, seria melhor mãe e mulher.

Sou mãe de 3 e cedo percebi, mal decidi que passaríamos a ser apenas nós os 4, que o meu bem-estar emocional e equilíbrios, bastariam para que também eles se sentissem equilibrados e tranquilos. Nada como uma mãe cobradora, ansiosa e desesperada, para revolver toda uma casa, deitando, janela fora, a paz que nela deve reinar. Nada como uma mãe amarga, que atira pedras sempre que se recorda do que deveria ter feito, escudando-se nos outros, naqueles que não tiveram escolhas, nem foram consultados a quando de cada decisão, para percebermos que o mundo desata a girar ao contrário, matando cada semente de boa vontade.

Não temos que ser apenas uma coisa, ou um modelo de pessoa. Não precisamos de ouvir, de forma exaustiva, os que não nos servem de exemplo para nenhuma atitude produtiva. Não devemos baixar os braços perante os desafios, mas sim ergue-los bem alto para que todos possam perceber a força de que somos feitas.

Não tens que abdicar de nada para seres a melhor mulher que qualquer filho desejará ter por mãe

Enviar um comentário

0 Comentários